top of page

TRATAMENTO TÉRMICO POR INDUÇÃO

Atualizado: 22 de fev. de 2022




Atuando na produção de peças metálicas para fabricantes de equipamentos, a Marbon possui um diferencial para ser ofertado à seus clientes e parceiros, que pode ser aplicado em seus produtos semiacabados e acabados que é o tratamento térmico por indução.


Através de métodos já consolidados e buscando sempre a melhoria e inovação continua no processo produtivo, o tratamento térmico por indução é um complemento na possibilidade de fornecimento que certamente fortalece o conceito de garantia da qualidade.


Em outras palavras, este é um tratamento térmico de tempera superficial que acontece através de um campo magnético formado por um indutor que aquece a superfície do material, que, resfriado rapidamente gera uma região superficial com dureza elevada, mas com núcleo totalmente dúctil.


Além da velocidade em que este processo é feito, esta é uma característica que pode ser especificada pelo cliente para permitir uma série de possibilidades de atendimento ou simplesmente melhorar caraterísticas mecânicas de peças produzidas, como diminuição de desgaste superficial e possibilidade de um produto endurecido externamente, mas com o núcleo macio, o que evita quebras ocasionais das peças em questão.


A indução é um método de aquecimento que não depende da transferência de calor para o material. Por meio da corrente elétrica que passa no indutor, o aquecimento é gerado na superfície da peça pelo fluxo da corrente. Depois, o aquecimento da superfície é transferido para o núcleo por meio da condução térmica.


É importante dizer que alguns metais precisam ser térmicamente tratados ou aquecidos para que as suas propriedades físicas e metalúrgicas sejam aprimoradas. O tratamento térmico por indução é usado em peças de ferro fundido ou aço que necessitam de alta rigidez em suas superfícies. Portanto, são peças que precisam que apenas as regiões do contorno de sua geometria sejam endurecidas.


O tratamento térmico por indução requer equipamentos adequados para que seja realizado com segurança e eficiência. Além disso, o nosso sistema de garantida da qualidade e nosso laboratório de controle de qualidade possui certificação ISO 9001 e equipamentos detentores dos requisitos de qualidade conforme estipulado pela CQI-9, setor automotivo, e API-6A.


É o conjunto dessas características e requisitos que dão a segurança de que a empresa é séria e fornece serviços de excelência e com a máxima segurança para realizar o tratamento térmico por indução.


A indústria metalmecânica demanda o uso de aços com propriedades mecânicas e tribológicas mais exigentes. Ou seja, é preciso combinar um custo baixo com um desempenho alto para que as aplicações sejam realizadas de forma adequada e com qualidade.


Para que isso aconteça, o primeiro passo é saber escolher o tipo correto de aço com a qualidade adequada. Assim, é possível obter os resultados esperados. Depois, também é fundamental alcançar o máximo de rendimento e de vida útil das ferramentas, afinal, é essa atitude que permitirá reduzir custos sem afetar a qualidade.


Para que as ferramentas sejam usadas corretamente, é preciso cuidar de seu manuseio, da produtividade da operação e do tratamento térmico adequado. Sendo que é o tratamento térmico que permitirá ajustar as propriedades mecânicas dos materiais, garantindo mais qualidade e, consequentemente, prolongando a vida útil dos equipamentos e ferramentas.


Em nosso corpo fabril, contamos com know-how de uma equipe bem estruturada e atenta às tendências para sempre atender as necessidades dos clientes, na parte produtiva e na qualidade do produto, analisando desde o recebimento da matéria prima ou produto para manufatura, passando por um processo produtivo eficiente, até sua expedição e entrega ao cliente com máxima excelência.



Eng. Agostinho Bráz


435 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page